Rua Barão de Miracema, 140/142, centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Tel: 022- 2737-6250 Ramal 33
Cel: 022 99967-7333

Colonoscopia

O que é a colonoscopia?
​
A colonoscopia é um exame cujo o objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro do cólon (intestino grosso). Para tal, usamos um aparelho endoscópico chamado colonoscópio.
O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.
A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado.
Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos, para facilitar a visualização de todo o interior do cólon.
O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas, como pólipos.
​
Razões para fazer a colonoscopia
​
-
Exame de rastreio para o câncer de cólon.
-
Investigação de sangramento intestinal
-
Investigação de alterações nos hábitos intestinais, como diarreia persistente.
-
Investigação de anemia por carência de ferro
-
Como exame de acompanhamento de pessoas com pólipos intestinais
-
Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia.
​
​
Como é o preparo para colonoscopia
​
Antes de colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon sem interferências. A maioria dos pacientes considera a preparação mais desagradável do que o exame em si.
O seu médico ou sua equipe deve lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a colonoscopia. É comum você receber um kit com instruções de como proceder. Certifique-se de ler as instruções com antecedência para poder entrar em contato com o médico em tempo hábil caso surja alguma dúvida.
​
O preparo começa com uma dieta livre de alimentos sólidos por 1 a 3 dias. Para limpar o cólon, é habitual a utilização de um laxante na noite anterior ao exame. O objetivo é mesmo causar uma forte diarreia, de modo a que não sobre restos de fezes no cólon, capazes de atrapalhar a colonoscopia. Não programe nada fora de casa na véspera do exame. Você vai estar com uma grande diarreia, precisando ir ao banheiro frequentemente para evacuar.
​
É importante que você beba bastante líquido na véspera. Os mais indicados são:
– Suco de frutas coado.
– Água.
– Chá comum.
– Bebidas esportivas, como Gatorade.
– Gelatina.
​
Devo parar com os meus remédios habituais antes da colonoscopia?
​
Você deve informar ao seu médico todos os medicamentos que toma para que ele possa saber se há alguma droga que deva ser suspensa antes da colonoscopia. A maioria dos medicamentos não precisa ser interrompida antes do exame, porém, algumas doses podem necessitar de ajuste, como no caso dos medicamentos para a diabetes, devido à diminuição da ingestão de alimentos antes do procedimento. Também é importante avisar ao médico quanto ao uso de medicamentos à base de ferro, pois estes podem atrapalhar a visualização do cólon.
Drogas que agem na coagulação são as que devem receber maior atenção, já que o médico pode optar por retirar pequenas amostras de tecido intestinal durante a colonoscopia. Habitualmente, a aspirina, clopidogrel e os anti-inflamatórios, que são substâncias que aumentam o risco de sangramento por inibirem a ação das plaquetas, não precisam ser interrompidos antes da colonoscopia. A maior preocupação é em relação a anticoagulantes, como heparina e varfarina. Nestes casos, a decisão de interromper cabe ao médico, que irá avaliar os riscos e os benéficos.
Sedação durante a colonoscopia
​
A colonoscopia pode ser feita sem sedação, com sedação leve ou com sedação mais profunda. Quando uma sedação mais profunda é desejada, geralmente um anestesiologista é chamado para acompanhar o exame.
O grau de sedação é decidido de acordo com o nível de ansiedade do paciente, da sua capacidade de colaborar durante o exame e das condições do seu estado clínico. Pacientes obesos, com doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo, toleram mal sedações mais agressivas. O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente sinta-se bem e permita a realização adequada da colonoscopia. Em geral, os pacientes ficam sonolentos, mas mantêm-se acordados.
Antes do exame, pergunte ao seu médico como ele planeja realizar a sua sedação.
​
Riscos da colonoscopia
​
A colonoscopia é um exame bastante seguro. Porém, como qualquer procedimento médico, há sempre risco de problemas. A taxa de complicações é 0,2% e o risco de morte é de 0,007%. As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos. Ainda assim, o risco é muito baixo.
Sangramentos podem ocorrer a partir de biópsias ou remoção de pólipos, mas é geralmente mínimo e podem ser facilmente controlados. Outra complicação possível, mas rara, é a perfuração do cólon.
É possível ter efeitos colaterais dos medicamentos usados para sedação.
A transmissão de doenças pelo colonoscópio é muito rara e teoricamente só poderia ocorrer se o mesmo não for esterilizado adequadamente após cada exame. Não há relatos de casos de transmissão do HIV através da colonoscopia
Você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente se após o exame tiver qualquer um dos seguintes sintomas:
– Dor abdominal intensa (não apenas cólicas dos gases).
– Grande distensão do abdômen.
– Vômitos
– Febre
– Sangramento nas fezes persistente ou em grande volume.
​